sexta-feira, 23 de março de 2018

Lifecenter busca acreditação JCI para aumentar segurança do paciente


Lifecenter busca acreditação JCI para aumentar segurança do paciente
Instituição e multiplicação de um programa de qualidade e segurança do paciente; acompanhamento periódico do cumprimento dos padrões com apresentação dos resultados em reuniões de liderança e auditorias internas; campanha de marketing e comunicação interna para disseminação e engajamento dos colaboradores ao projeto de acreditação. Essas são atividades que vem sendo desenvolvidas pelo Hospital Lifecenter, de Belo Horizonte (MG), para alcançar a acreditação da Joint Commission International (JCI).
Inaugurado em 2002, com a proposta de oferecer serviço superior e diferenciado à população belorizontina, o hospital foi reestruturado em 2013, passando a contar com uma gestão alinhada às melhores práticas de governança corporativa. Desde então, tem alcançado resultados expressivos como a recuperação financeira, a qualidade assistencial e a consolidação do seu modelo de gestão, disponibilizando mais de 20 especialidades médicas ao público.
Com foco na melhoria contínua dos seus processos institucionais, o Lifecenter agora vai em busca de um novo diferencial de mercado: a acreditação internacional da JCI. “Os padrões preconizados pela acreditação JCI ajudam a desvendar novas maneiras de praticar a segurança do paciente e contribuem para a melhoria continua da qualidade”, defende Glauco Michelotti, presidente do Hospital Lifecenter.
Michelotti conta que o plano de implantação dos padrões de acreditação JCI foi dividido em etapas e está sendo executado em toda instituição, tanto na área assistencial quanto na administrativa. O presidente do Lifecenter relata que a primeira etapa do processo foi a imersão cultural e a sensibilização sobre os padrões preconizados pela JCI, com a análise e planejamento das ações baseadas nos capítulos do Manual de Acreditação para Hospitais, através de líderes, que têm o papel de multiplicadores. A etapa de diagnóstico e planejamento contou com a orientação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associado brasileiro da JCI, que realizou o diagnóstico institucional e apontou as melhorias a serem implementadas. “A partir daí, estamos fazendo a adequação dos processos ao modelo JCI, com a criação de planos de ação para cumprir as premissas necessárias à acreditação”, relata o presidente.
Para Glauco Michelotti, o serviço do educação do CBA é um facilitador para alcançar a etapa final, a de adequação da cultura organizacional aos padrões JCI: “Os profissionais do CBA têm um importante papel como consultores no processo de implantação do modelo de acreditação, contribuindo com a experiência de outras instituições e acreditações, vivência prática das avaliações, além do domínio dos padrões exigidos no Manual”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário