quinta-feira, 21 de setembro de 2017

13ª edição de revista científica do CBA - Revista ACRED


Processo do cuidado é enfocado na 13ª edição de revista científica do CBA
Neurocirurgião inglês fala da relação médico-paciente em entrevista exclusiva

Reflexões sobre os fatores organizacionais e individuais que interferem nos processos de cuidado e o trabalho em equipe como peça fundamental para alcançar as metas estabelecidas e resolver os desafios encontrados em âmbito institucional são os assuntos gerais da 13ª edição da Revista Acreditação (ACRED), publicação científica do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), que já está disponível aos leitores na Internet.
Uma entrevista exclusiva com o neurocirurgião Henry Marsh, que há mais de três décadas atua no Hospital Universitário de St. Georges, na Inglaterra, também é um dos destaques da Revista. Nela, o especialista fala sobre o seu livro Sem causar mal – Histórias de vida, morte e neurocirurgia, lançado no ano passado no Brasil e considerado uma das melhores publicações pelos jornais The New York Times, Financial Times, Washington Post e pela revista The Economist. “É preciso que os pacientes tenham confiança em seus médicos e a melhor base para essa credibilidade é a honestidade. Então, por mais paradoxal que pareça, um livro como esse deve ajudar os pacientes”, explicou o neurocirurgião à publicação.
Um estudo de caso descritivo sobre como a implantação da gestão de risco no Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) melhorou os processos e resultados da instituição é um dos artigos disponíveis na Revista. Os leitores poderão, também, acompanhar quais foram os desafios do percurso de implantação da gestão de risco em um hospital público.
Outro artigo fala sobre o cuidado centrado no paciente, incluído como um dos seis atributos da qualidade em saúde pelo Institute of Medicine, em 2001. O estudo buscou identificar e descrever as estratégias dos governos e organizações não governamentais de alguns países para alcançar um cuidado centrado no paciente nos serviços de saúde.
Além disso, os demais artigos discutem os motivos de cancelamento de cirurgias, a prática de higienização das mãos no ambiente hospitalar, o cuidado na condição clínica Trombose Venosa Profunda, a consultoria interna conduzida pelo Enfermeiro, a inter-relação dos cuidadores informais com os idosos que são cuidados e o transporte do recém-nascido de alto risco.
Para conferir o conteúdo completo da Revista Acreditação (ACRED), acesse http://cbacred.tempsite.ws/ojs/index.php/Acred01/issue/view/18

Nenhum comentário:

Postar um comentário