quinta-feira, 16 de junho de 2016

PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM BUSCA DE CONHECIMENTOS E QUALIFICAÇÃO


PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM BUSCA DE CONHECIMENTOS E QUALIFICAÇÃO

O CBA, por meio da Coordenação de Ensino, oferece 08 cursos em EAD de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais da área de saúde que queiram agregar conhecimento e qualificação na sua carreira profissional através do aprimoramento de suas praticas seguindo os padrões de qualidade na prestação de serviços, segurança do paciente e acreditação internacional.

Os cursos em EAD são divididos em três áreas de conhecimento: Conhecimentos dos Padrões de Acreditação Qualidade na prestação de serviços e Gestão de risco.

Em Conhecimento dos Padrões de Acreditação, o profissional de saúde entra em contato com todo o universo do conhecimento e utilização do Manual de Padrões de Acreditação da JCI para Hospitais e também o Manual de Padrões para Operadoras de Plano de Saúde. Os cursos são:

- Acreditação Internacional em Instituições de Saúde, conhecimento da metodologia com ênfase nos processos;

- Manual de Padrões de Acreditação JCI para Hospitais, conhecimento do manual;

- Acreditação em OPS, conhecimento do Manual da RN 277/2011.

Os cursos da área de Qualidade introduz ao profissional de saúde o conhecimento para gerenciar os diversos setores de uma instituição de saúde e vai conhecer os protocolos e normas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.. Os cursos são:

- RDC-36 – Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente;

- Gerenciamento das informações baseado no Programa de Acreditação Internacional.

Na área de Gestão de Risco, o aluno vai conhecer os protocolos de prevenção e prevenir possíveis problemas, com ênfase no protocolo de redução de retrabalho e custos. Os cursos são:

- Qualidade e Segurança aplicada as Instituições de Saúde;
- Indicadores de Desempenho baseado no Programa Internacional de Acreditação; 

- Lean para Hospitais. 

Os cursos podem ser adquiridos por instituições de saúde para seus colaboradores por um valor diferenciado, informando o números de participantes enviaremos a proposta, entre em contato com o e-mail: eventos@cbacred.org.br

Caso faça a opção individual venha conhecer nossos cursos em EAD através do link:

http://ead.cbacred.org.br/

Maiores informações:


Coordenação de Ensino: 21 32998202 / 32998243


segunda-feira, 6 de junho de 2016

Verificação de credenciais médicas: é realmente necessária?



Verificação de credenciais médicas: é realmente necessária?
* Por Regina Müller
Foi com surpresa e certa preocupação, que as instituições acreditadas no Brasil e em todo o mundo perceberam as novas exigências do Capítulo SQE – Educação e Qualificação de Profissionais – da 5ª edição e atual versão do Manual de Acreditação para Hospitais da Joint Commission International (JCI) – representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).
De acordo com os novos padrões do Capítulo (SQE.9), não basta a instituição solicitar aos profissionais médicos a apresentação de suas credenciais, como diploma, e certificados de conclusão de cursos de especialização, como residência médica, pós-graduação e especialização, mas também é necessário que todos esses documentos sejam validados junto às instituições formadoras, processo denominado “validação na fonte primária”.
Leia na íntegra http://cbacred.org.br/noticias/2016/06/04.asp

Metodologia reduz desperdícios, aumenta produção e causa impacto nos custos e lucros das instituições de saúde.



Metodologia reduz desperdícios, aumenta produção e causa impacto nos custos e lucros das instituições de saúde.
Ela surgiu, no Japão, na década de 40 na indústria automotiva e só chegou à área hospitalar sessenta anos depois. Estamos falando de uma metodologia capaz de produzir serviços de alta qualidade, com processos otimizados e seguros, o que implica na redução do desperdício, de erros de processos e eliminação do retrabalho, impactando diretamente nos custos relacionados. É a metodologia Lean, já implementada com sucesso em hospitais norte-americanos e que, aos poucos, vem despertando interesse de profissionais e instituições de saúde brasileiras.
Educadora para acreditação de instituições de saúde e docente do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Ana Luiza Demarchi Geloneze, especialista com formação Black Belt na metodologia Lean Six Sigma, lembra que o Virginia Mason Medical Center (EUA), um dos pioneiros da adoção da metodologia, era até então um hospital deficitário que enfrentava grave crise institucional devido a um erro na assistência. “Após um árduo trabalho aplicando Lean, figurou entre os melhores hospitais dos Estados Unidos por seis anos consecutivos, de 2006 e 2011, sendo inclusive eleito pelo Leap Frog Group (organização sem fins lucrativos que avalia a segurança dos hospitais) como o melhor hospital norte-americano”, salienta. Segundo ela, outra instituição daquele país a adotar a metodologia foi o ThedaCare. Com sete hospitais e mais de 6.800 funcionários, a aplicação da ferramenta gerou uma economia superior a U$ 27 milhões. “O modelo de cuidado colaborativo desenvolvido e orientado pela metodologia Lean, resultou em uma redução de 25% dos custos globais da assistência. Entre 2008 e 2011, o ThedaCare aumentou em quase 20% a margem bruta de seu fluxo de caixa”, enfatiza Ana Geloneze, dizendo que, no Brasil, já existem diversas instituições hospitalares que iniciaram sua jornada Lean, revelando resultados expressivos.
Leia na íntegra http://cbacred.org.br/noticias/2016/06/03.asp

domingo, 5 de junho de 2016

CBA em eventos

CBA em eventos
O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) se fez presente em diversos eventos do setor no mês de maio, apresentando e debatendo assuntos relativos à qualidade e segurança.
A coordenadora de Educação do CBA, Nancy Yamauchi, palestrou na plenária da Jornada Nacional Unimed de Enfermagem, realizada durante a 11ª edição do Evento Nacional de Recursos e Serviços Próprios do Sistema Unimed, ocorrido nos dias 13, 14 e 15, em São Paulo, cujo tema central foi Sustentabilidade no atual Cenário da Saúde Privada.
Já o coordenador de Acreditação do CBA, José de Lima Valverde Filho esteve em Madri, na Espanha, nos dias 16 e 17 de maio, participando do Advisory Panel Meeting, grupo da Joint Commission International (JCI) que discute a revisão e ampliação dos manuais de padrões da entidade. O objeto de estudo dessa vez foi a 6ª edição do Manual de Padrões de Acreditação da JCI para Hospitais, a ser lançado em julho de 2017.
Nos dias 19 e 20, a superintendente Maria Manuela Alves dos Santos participou do 39º Congresso de Qualidade e Segurança do Paciente, promovido pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH). Na ocasião, a superintendente do CBA participou da mesa redonda Impacto das Avaliações Externas no Brasil e do painel Inovação em Gestão em Saúde.