sábado, 24 de novembro de 2012

O que os hospitais não contam para você


O que os hospitais não contam para você

Infecções, erros grosseiros, amputações desnecessárias – as armadilhas que se escondem sob a face tranquilizadora da medicina moderna; e um guia para defender seu bem mais precioso: a saúde

CRISTIANE SEGATTO|
|
Quando atravessamos a recepção elegante de um hospital de boa reputação, somos encorajados a pensar que ele funciona como um território vigiado. Cada funcionário em seu lugar, trabalhando de acordo com padrões, atento ao fato de que deslizes serão notados, anotados e corrigidos. Quem conhece os bastidores das mais respeitadas instituições tem outra visão. “A realidade é mais parecida com o Velho Oeste”, diz o médico americano Martin Makary, um observador privilegiado das entranhas dos mais badalados hospitais dos Estados Unidos. Sem meias palavras, Makary expõe verdades incômodas no livro Unaccountable: what hospitals won’t tell you and how transparency can revolutionize health care (em português, Sem prestar contas: o que os hospitais não contam e como a transparência pode revolucionar a assistência à saúde). É hora de quebrar o silêncio.
Fonte: Revista Época 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Hospital Memorial São José apoia a realização de curso sobre Gestão de Riscos e Segurança do Paciente


Hospital Memorial São José apoia a realização de  curso sobre Gestão de Riscos e Segurança do Paciente
Capacitação, que acontecerá no dia 24, vai reunir profissionais de referência no cenário nacional para tratar sobre o tema

Discutir estratégias de gerenciamento de riscos em instituições de saúde e conhecer as falhas e riscos associados à assistência médico-hospitalar. Esse será o objetivo principal do curso básico de Gerenciamento de Risco e Segurança do paciente que será realizado no Hospital Memorial São José (HMSJ). A capacitação acontecerá no auditório principal do HMSJ, localizado no primeiro andar do edifício garagem, no próximo sábado (24). Palestrarão no curso profissionais  como o infectologista e diretor clínico do Hospital São Camilo (HSC-SP), Dr. Ribamar Branco; a infectologista do HMSJ e professora da UFPE, Sylvia Lemos Hinrichsen; o cardiologista e coordenador clínico do Hospital São Luíz D'Or (SP), Dario Ferreira e a enfermeira pós-graduada em Terapia Intensiva, Karina Pecora (SP) e membros do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP).

De acordo com a infectologista, Sylvia Lemos Hinrichsen, esse curso é de grande importância por contextualizar a questão da qualidade da segurança do paciente. “Acreditamos que os erros devem ser trabalhados com medidas preventivas. Seja com processos ou atividades mapeadas e implantadas como políticas institucionais. No caso da gestão de risco, trabalhamos com a sinalização de riscos referentes à qualidade. Se muitos riscos são encontrados, por exemplo, o serviço oferecido tem pouca qualidade. O foco deve ser sempre o paciente, e este tem que ser bem assistido”, explica a especialista. Em uma visão sistêmica, erros que vierem a acontecer dentro da estrutura do Hospital, devem ser analisados como oportunidades para melhorar o serviço, visando o melhor atendimento para que eles não se repitam.

Mesmo que o Brasil não tenha um órgão regulamentador para a área, como existe nos Estados Unidos e em outros países, várias instituições de saúde, que têm certificações internacionais — como é o caso do Hospital Memorial São José, primeiro hospital Acreditado pela Joint Commission International (JCI) no Norte e Nordeste, desde janeiro de 2012 — seguem as normas mundiais de segurança para os pacientes. Atualmente, no HMSJ, uma equipe multidisciplinar composta por 23 lideranças trabalha como comissão de riscos, e, quando ocorrem riscos administrativos ou assistenciais, a comissão os identifica. Mensalmente essas questões são analisadas e, com isso, são construídas políticas, programas e procedimentos operacionais para evitar que os acontecimentos voltem a acontecer. Além disso, um modelo de gestão de risco foi implantado (Sanitário Hospitalar, Ambiental-Ocupacional e Assistencial), assim como foram selecionados indicadores da qualidade, segundo riscos.

Para o Dr. Ribamar Branco, um dos palestrantes e membro do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) é um risco para o paciente estar em uma instituição que não prioriza a sua segurança. “Segundo a literatura médica, de 3,7% a 16% dos eventos adversos que acontecem geram danos para os pacientes. Já questões relacionadas à medicação somam 40% dos fatos que acontecem nos hospitais brasileiros”, afirma o médico. São esperados 70 profissionais especializados da área como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, administradores e técnicos de saúde.

Esta não é a primeira vez que o curso é realizado no Recife (PE). Outras duas edições já aconteceram com sucesso e ampla participação do público especializado. Esta edição do evento é uma parceria entre o HMSJ, o IBSP, o Centro de Estudos do HMSJ e a disciplina de Biossegurança e Controle de Infecções Risco Sanitário Hospitalar da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.


Serviço:
Curso Básico de Gestão de Risco
Data: 24 de novembro (sábado)
Horário: 8h às 18h
Local: Hospital Memorial São José – edifício garagem – auditório no 1° andar. Av. Agamenon Magalhães, 2291 – Boa Vista, Recife (PE).

segunda-feira, 19 de novembro de 2012



I Seminário de Qualidade e Segurança

Adélia Quadros, uma das idealizadoras do seminário, pretende sensibilizar os profissionais das unidades federais sobre a implantação das práticas seguras.
O Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) promoveu nesta terça-feira (13/10) o I Seminário da Qualidade e Segurança dos Hospitais Federais. Com o auditório lotado durante toda a programação, o evento marcou o início da campanha de divulgação das seis metas internacionais de qualidade e segurança do paciente.
Fonte: ASCOM

segunda-feira, 12 de novembro de 2012



Quebrando tabu
O Hospital Barão de Lucena, em Recife (PE), é um hospital geral da alta complexidade com foco no atendimento materno-infantil. Com 310 leitos ativos, a unidade, pertencente ao governo estadual e conta com uma equipe de cerca de 1800 servidores e pouco mais de 300 terceirizados lotados em funções administrativas, está a caminho da acreditação internacional da Joint Commission International (JCI).

Hospital Alvorada se prepara para a Acreditação Internacional



Hospital Alvorada se prepara para a Acreditação Internacional
“Queremos ser reconhecidos como um dos melhores hospitais de São Paulo nos próximos cinco anos”. A afirmativa é de Alfonso Migliore Neto, Diretor Técnico do Hospital Alvorada, que já definiu essa meta em sua visão institucional. Para alcançá-la, o hospital adotou como um dos pilares principais de sua atuação, a qualidade e a segurança no atendimento a seus pacientes.
leia mais http://www.cbacred.org.br/site/noticias/hospital-alvorada-se-prepara-para-a-acreditacao-internacional/