segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vídeos mostram a importância e como é possível melhorar o padrão da Saúde no Brasil e no mundo com a Acreditação


Vídeos mostram a importância e como é possível melhorar o padrão da Saúde no Brasil e no mundo com a Acreditação

Um resgate da história do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e sua missão de melhorar a qualidade e a segurança das organizações de saúde do país. É a partir desse ponto que a médica Maria Manuela Alves dos Santos, superintendente do CBA fala de aspectos importantes para a melhoria da saúde como, o controle de infecções, os erros em saúde decorrentes principalmente de problemas da comunicação e a importância constante do treinamentos de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde. Dividida em três partes, a entrevista discute conquistas do Consórcio, como a parceria com a Joint Commission International (JCI), umas das principais instituições acreditadoras do mundo, e a inclusão da acreditação na agenda de debates do Ministério da Saúde.

“Esses vídeos fazem parte de uma estratégia de comunicação inovadora, adotada pelo CBA a partir de 2012. Pretendemos instituir uma abordagem mais direta com os gestores das organizações de saúde, fortalecendo a marca do CBA como uma instituição diferenciada no mercado, que trabalha com os padrões de segurança preconizados pelas JCI”, explica Maria Manuela.

De acordo com Cristiane Henriques, chefe de Marketing e Comunicação Institucional do CBA, outra meta dos novos vídeos é popularizar o conceito de acreditação entre o público leigo, convidando-o a participar das questões relativas à segurança no atendimento de saúde. “Nosso próximo passo será produzir vídeos tratando de tópicos específicos de segurança e qualidade, como a correta higienização das mãos dos profissionais de saúde”, revela Cristiane. “Nosso objetivo é apresentar o CBA como uma instituição que está trabalhando a serviço da melhoria do atendimento de instituições de todo o Brasil”, complementa.

Durante a entrevista, Maria Manuela pontuou que uma das principais mudanças dentro de uma instituição acreditada é a mudança no clima organizacional da empresa: “O trabalho que antes era feito de forma isolada agora passar a ser feito coletivo, multiprofissional. Para isso, muda-se a forma de trabalhar e também a comunicação.”. Maria Manuela analisa que a saúde brasileira é altamente regulamentada e normatizada. No entanto, ainda é preciso investir em capacitação profissional. “São as pessoas que fazem a diferença”, assegura a superintendente do CBA.

Assista aos vídeos e conheça mais sobre o trabalho de acreditação no Brasil em http://www.youtube.com/user/Acreditacao/feed.


CBA/JCI apresenta a Metodologia em vídeos Série criada pelo CBA mostra a importância da acreditação para qualidade na assistencia




Acreditação Internacional CBA/JCI apresenta a Metodologia em vídeos
Série criada pelo CBA mostra a importância da acreditação para qualidade na assistência


Disseminar o conhecimento a respeito da importância da acreditação internacional para as instituições de saúde entre gestores, profissionais de saúde e o público leigo. Com esse objetivo, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) acaba de lançar a sua mais nova ferramenta de comunicação: uma série de vídeos informativos sobre os processos de acreditação internacional e como eles contribuem para a melhoria da qualidade e da segurança na assistência à saúde.

De acordo com a superintendente do CBA, a médica Maria Manuela Alves dos Santos, esses vídeos servem de auxílio para organizações de saúde interessadas em iniciar um processo de acreditação. “Ainda há muitas dúvidas por parte dos gestores sobre o funcionamento de todo o processo acreditação internacional. Nossa ideia com os vídeos é fornecer mais um canal para que as instituições entendam como é o método, as etapas e os benefícios da acreditação internacional”, explica a superintendente do CBA, que trabalha com os padrões de Acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das mais relevantes instituições acreditadoras em todo mundo, represen tada exclusivamente no Brasil pelo CBA.

Os vídeos, que trazem uma entrevista com Maria Manuela e a participação das Coordenações do CBA — Acreditação, Ensino e Educação —, estarão disponíveis no site do CBA, no blog institucional e nas mídias sociais, como YouTube, Facebook e Twitter. Segundo Cristiane Henriques, chefe do departamento de Marketing e Comunicação da instituição, essa estratégia pretende levar até o público leigo o conceito de acreditação internacional. “Nós queremos que os pacientes se questionem ‘será que estou em um hospital realmente seguro?’ Os vídeos também serão um instrumento para apresentar o CBA ao nosso público interno, como parte do treinamento de novos colaboradores”, esclarece.

Produzidos em parceria com a SB Comunicação e a ONG Criar Brasil, a proposta de trazer membros da equipe do CBA para apresentar suas atividades dentro organização, traz mais veracidade ao conteúdo. “Nossa ideia era uma produção com viés mais informativo e jornalístico do que cinematográfico, ao contrário de um vídeo institucional. É perceptível a diferença de um texto apresentado por um ator contratado e pelo colaborador da empresa. Essa verdade em transmitir a informação foi o que nós buscamos”, defende Simone Beja, diretora da SB Comunicação.

De acordo com Cristiane Henriques, a próxima fase do projeto será a produção de vídeos com temas específicos do Manual de Acreditação da JCI e entrevistas com especialistas na área. Maria Manuela lembra que outra meta é lançar ainda este ano vídeos educativos, para formação de avaliadores e consultores de acreditação em saúde e treinamento de lideranças de instituições em processo de acreditação.

Para assistir os vídeos acesse o canal do CBA no YouTube:
http://www.youtube.com/user/Acreditacao/feed