quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Revista Acreditação - ACRED - Consórcio Brasileiro de Acreditação








Revista Acreditação - ACRED

Compromissado com a difusão do conhecimento sobre acreditação e processos de avaliação da qualidade em saúde, o CBA apresenta a Revista Acreditação (ACRED). A publicação é de acesso livre e circula exclusivamente por meio eletrônico utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e a Incubadora de Revistas INSEER, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) (ver http://inseer.ibict.br/)
A revista tem como objetivos:
• Ser fonte de informação atualizada sobre acreditação e processos de avaliação da qualidade em saúde.
• Divulgar a produção científica em acreditação e processos de avaliação da qualidade em saúde.
• Propiciar a troca de informações e o debate sobre as principiais questões e temas emergentes da área.
• Estimular a reflexão e a produção científica no âmbito da acreditação.
• Favorecer a difusão da metodologia de acreditação, contribuindo indiretamente para a melhoria da assistência aos pacientes.

ISSN: 2237-5643

LEIA OS ARTIGOS CIENTÍFICOS

SAIBA COMO ENVIAR UM ARTIGO

CONTATO

http://www.cbacred.org.br/ojs/

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A insegurança nossa de todo dia

A insegurança nossa de todo dia
Por Heleno Costa Júnior, diretor de Relações Institucionais e Coordenador de Educação do CBA


Mais uma notícia veiculada pela imprensa nos coloca de frente com uma situação de erro cometido em um processo de cuidado prestado a um paciente em uma instituição de saúde. Também mais uma vez temos a noticia de que a decisão a ser tomada foi a demissão incondicional da profissional que foi agente direta do erro alegado.



A Organização Mundial da Saúde (OMS), em seu site e no âmbito dos textos relacionados com seu programa sobre segurança do paciente, apresenta estimativas que indicam que de cada dez pacientes atendidos, diariamente, em uma instituição de saúde em todo o mundo, pelo menos um sofre algum dano relacionado com o seu atendimento. É uma estatística que nos coloca diante de um desafio gigantesco, quando nós assumimos a posição de gestor ou avaliador de processos de qualidade e segurança em saúde.



O risco é inerente aos processos de cuidado que prestamos individualmente a cada paciente, mais do que em qualquer outra área de serviços. A própria condição ou estado clínico do paciente pode se tornar um fator de risco, mesmo quando o procedimento é de baixa complexidade. As estatísticas de outros organismos e entidades em todo o mundo também corroboram com essa estimativa apresentada pela OMS.



No trabalho que o CBA e JCI desenvolvem na avaliação externa de instituições de saúde, ficam absolutamente evidentes essas circunstâncias e situações de insegurança no cuidado prestado ao paciente. Entre os principais fatores estão a inadequada ou insuficiente qualificação dos profissionais, ausência de protocolos ou procedimentos que orientem a prática clínica segura e a inexistência de programas ou planos de gestão direcionados para a identificação, notificação e monitoramento de risco, eventos adversos ou quase falha. Os padrões internacionais contidos nos manuais do programa de acreditação CBA-JCI abordam de forma direta e estruturada essas questões.



No caso do manual hospitalar existe um grande conjunto de padrões organizados em um capítulo cujo título é: Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente. Esses padrões abordam, entre outros, elementos como: estabelecimento de um programa de gestão de risco institucional, capacitação das lideranças e profissionais acerca de ferramentas e instrumentos para gestão da qualidade e segurança e estabelecimento de indicadores clínicos de desempenho, incluídos aí, de forma especial, os procedimentos de alto risco como cirurgias, anestesia, sedação e outros invasivos.



A definição e estabelecimento de diretrizes clínicas e protocolos têm o objetivo precípuo de constituir uma determinada uniformidade nas práticas e condutas dos profissionais em geral, buscando minimizar ou evitar variações indesejáveis, entre as quais, de fato, a ocorrência de erros na prestação do cuidado ao paciente.



Uma das estratégias do programa de acreditação internacional CBA-JCI é a adoção das chamadas Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que se propõem exatamente a considerar a definição e utilização de políticas e procedimentos como parte de situações que podem colocar diretamente os pacientes em risco. São seis as metas estabelecidas, sendo: identificação correta de pacientes, comunicação efetiva no fornecimento de prescrição ou ordem verbal ou telefônica, uso de medicamentos de alta vigilância, cirurgias seguras em paciente, lado e procedimentos corretos, uso correto de técnicas de higiene das mãos e prevenção de lesões decorrentes de quedas. As metas também fazem parte do conjunto de padrões dos manuais internacionais CBA-JCI.



Não vamos eliminar de fato a insegurança nossa de cada dia, pois o risco zero em saúde é uma ficção, mas com estratégias adequadas podemos minimizar sua presença e quem sabe assim, não vamos tanto ouvir noticias tão recorrentes sobre tais fatos.



Nos próximos artigos vou abordar as seis metas para apresentar exemplos e formas de aplicação.
Fonte: http://www.diagnosticoweb.com.br/blog-posts.asp?posId=328&CatId=53

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO SISTEMA DE URGÊNCIA HOSPITALAR BASEADO NO PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL



CURSO: ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO SISTEMA DE URGÊNCIA HOSPITALAR BASEADO NO PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL

DATA: 24 e 25 de novembro e 08 de dezembro de 2011.

INSTRUTORES: Regina Brezenki

RESUMO: A Política Nacional de Humanização (PNH) fortalece o SUS ao promover os princípios de universalidade, equidade e resolutividade. Este curso vai discutir os dispositivos necessários ao desenvolvimento de um protocolo de acolhimento com classificação de risco (ACCR) ressaltando as dimensões técnica, clinica e de cidadania.

OBJETIVO: Criar espaço para promover a reflexão sobre a organização do processo de trabalho, o trabalho de equipe, e o aprendizado institucional, de modo às re-significar as praticas assistenciais e construir novos sentidos e valores. Possibilitar a ampliação da resolutividade das praticas assistenciais ao incorporar critérios de avaliação de riscos. Desenvolver habilidades e competências para o planejamento e implantação de protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco de Urgência do Hospital.

PUBLICO ALVO: Profissionais de saúde, gestores e lideranças intermediárias.

INVESTIMENTO: R$ 800,00 (Oitocentos reais)

CARGA HORÁRIA: 36 HORAS

Obs: Esta é uma disciplina eletiva do MBA Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação. As aulas serão teórica e prática.

INSCRIÇÕES
Inscrições realizadas pelos E-mails eventos@cbacred.org.br ou secretaria.eventos@cbacred.org.br – ou pelos telefones (21) 3299-8241 , (21) 3299-8202 e (21) 3299-8234.

FORMA DE PAGAMENTO
BOLETO BANCARIO: O boleto bancário será enviado para o e-mail do participante que deverá efetuar o pagamento conforme as instruções contidas no mesmo. È indispensável o envio do boleto bancário pago via fax: 21 – 3299 8240 ou e-mail: secretaria.eventos@cbacred.org.br, para que possamos remeter a nota fiscal.

Ficha de Inscrição