quinta-feira, 25 de março de 2010

Pronep é Reacreditada


Primeira empresa de medicina domiciliar a conquistar a acreditação internacional pela Joint Commission International, através do Consórcio Brasileiro de Acreditação, em fevereiro de 2007, a Pronep – Rio de Janeiro e São Paulo – acaba ter o seu programa de Cuidados Continuados reacreditado pela JCI.
www.pronep.com.br

HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS A CAMINHO DA REACREDITAÇÃO

HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS A CAMINHO DA REACREDITAÇÃO

Acreditado em dezembro de 2007 pela Joint Commission International (JCI), via Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), o Hospital Sírio Libanês (SP) se prepara para reacreditação. Antonio Carlos Onofre de Lira, Diretor-Técnico Hospitalar da instituição, revela quais as mudanças que ocorreram e ainda ocorrem no hospital face à acreditação internacional. Leia a entrevista http://www.cbacred.org.br/front/noticias2010.php

sexta-feira, 19 de março de 2010

Gerenciamento de Emergências e Calamidades

No V Seminário Nacional de Acreditação será também discutido um tema de grande importancia para o funcionamento de Instituições de Saúde e de grande valor para a Sociedade: Gerenciamento de Emergencias e Calamidades. Inscreva-se para saber como os Hospitais abaixo estão preparados para estes eventos:
Hospital Moinhos de Vento - RS
Hospital Sírio Libanês - SP

Gerenciamento de Materiais Perigosos e Resíduos



Quer saber como tem sido realizado o Gerenciamento de Materiais Perigosos e Resíduos? Venha ouvir as experiencias das Instituições de Saúde:
Instituto do Câncer – INCA – RJ
Hospital do Coração – HCOR - SP

V Seminário Nacional de Acreditação Internacional

“Gestão e Sustentabilidade do Ambiente Assistencial de Saúde”
“A Segurança do Paciente como Prioridade”
21/05/2010
Mercure Grand Hotel São Paulo Ibirapuera
Rua Joinville, 515 - São Paulo - SP
http://www.cbacred.org.br/

quinta-feira, 18 de março de 2010

Gestão e sustentabilidade: Como desenvolve-las?



No dia 21 de maio de 2010 no V Seminario Nacional de Acreditação Internacional, voce podera conhecer as experiencias dos Hospitais Acreditados pelo CBA/JCI sobre o topico Gestão e Sustentabilidade: Como desenvolvê-las ?

Hospital Albert Einstein – SP
Instituto Nacional de Traumato – Ortopedia – INTO – RJ
Hospital Samaritano – SP

Hospital Alemão Oswaldo Cruz - SP

veja a programação completa deste evento http://www.cbacred.org.br/front/seminarios_nacionais.php


Projeto Jovem Samaritano completa 1 ano de atividades

Projeto jovem samaritano completa 1 ano de atividades
Primeira clínica pública de São Paulo para jovens dependentes atende adolescentes de todo o Estado

No seu primeiro ano de funcionamento, o Projeto Jovem Samaritano se tornou referência no tratamento de adolescentes dependentes de álcool e drogas. Em 2009, 96 jovens já passaram pela clínica e 26 estão em pós-tratamento. O projeto, parceria do Hospital Samaritano com a Secretaria de Estado da Saúde, foi inaugurado em janeiro do ano passado e recebeu investimento inicial de quase R$ 1 milhão. Os recursos para manutenção do projeto são de aproximadamente R$ 1,7 milhão por ano – totalmente custeados pelo Samaritano.

Saiba mais sobre as Ações e Campanhas dos Hospitais Acreditados/em Processo de Acreditação Internacional
http://www.cbacred.org.br/front/campanhas_acoes.php#

segunda-feira, 1 de março de 2010

Gestão de Saúde e Sustentabilidade



O Coordenador de Educação do CBA Heleno Costa Júnior, concedeu a Revista HOSP de São Paulo, uma matéria sobre Gestão em Saúde & Sustentabilidade:


1) Quais requisitos de avaliação de acreditaçãointernacional de uma unidade hospitalar são levados em conta em relação aosprojetos/ações voltados ao meio-ambiente e sustentabilidade? O manual de acreditação tem todo um Capítulo dedicado aoGerenciamento do Ambiente Hospitalar, qual seja, Gerenciamento das Instalaçõese Segurança. Neste capítulo vários aspectos são considerados para a gestão doambiente, a começar pelo completo e adequado atendimento aos requerimentoslegais e regulamentos nacionais, estaduais ou municipais vigentes e aplicáveis aoconjunto de serviços e estrutura da instituição. As lideranças institucionaisdevem atender e manter toda esta legislação, o que atualmente inclui diversosaspectos de manutenção e sustentabilidade dos elementos ambientais, como acoleta, segregação e adequado armazenamento e destinação de todos os resíduosde serviços de saúde produzidos na instituição. Alguns hospitais já adotaram ouso de coleta seletiva e a tecnologia de compactação das toneladas de lixoproduzidas diariamente pelos diversos departamentos. Também os aspectos de identificaçãoe contenção na ocorrência de derramamento de resíduos tóxicos, como osproduzidos nas unidades diagnósticas de radiologia ou laboratórios clínicos. Podemosincluir também o tratamento de esgotos e afluentes, antes de dispô-los na redepluvial. Por fim, a instituição deve definir e estabelecer um consistente eabrangente Programa de Gerenciamento, com mecanismos de monitoramento constantedas instalações e do próprio ambiente, garantindo total segurança aos pacientes,profissionais e demais ocupantes, resguardando a qualidade em todos os seusaspectos.

2) O que os hospitais têm de fazer para serem acreditados nessesentido? Atender aos requisitosprevistos nos Capítulos de Gerenciamento das Instalações e Segurança e deGoverno, Liderança e Direção. Em todos os hospitais até o momento acreditados, foinecessária uma significativa mudança nos conceitos e formas de gerenciamento doambiente, a começar pela contratação de profissionais especializados e dedicadosa estes segmentos de serviços. Isto inclui Engenheiros e Técnicos de Segurança Ambientaise do Trabalho, que desenvolveram elaborados programas de gerenciamento e monitoramento,com estratégias especificas para dar conta dos requerimentos dos padrões do manualde acreditação, assim como dos requerimentos legais recentemente publicadospelos órgãos oficiais e governamentais. A agregação destes profissionais aotrabalho das Comissões de Controle de Infecção e de Medicina e Segurança doTrabalho tem gerado expressiva mudança de comportamento nos profissionais queatuam nestas instituições, fazendo criar nova consciência sobre esta questão dasustentabilidade e manutenção da qualidade do ambiente.

3) Que hospitais acreditados e em processo de acreditaçãotêm ações nesse sentido? Favor citar os exemplos. Albert Einstein, Samaritano, Oswaldo Cruz, INCA – HC IV,INTO.

4) Investir em Meio-Ambiente e Sustentabilidade é uma tendencia? Totalmente.Aqueles que ainda não ingressaram nesta tendência terão pouco tempo para fazê-lo,pois como citado acima, além do “política e socialmente correto”, jápraticado em todo o mundo, no Brasil começa a emergir uma legislação específicae rigorosa sobre esta questão. Embora uma instituição de saúde seja o centropara tratar de doenças, nesta sua missão a grande produção de resíduos eelementos tóxicos ao ambiente e aos indivíduos deve ser tratada como uma questãoprioritária para a manutenção da qualidade de vida de todos.

Fonte: http://www.revistahosp.com.br/hosp/suprimentos.php?edicao=192&edicaoatual=192&revista=2&tipo=produtos&final=60&pagina=10&mostravip